fbpx

Não há desvantagens na terceirização em condomínios, apenas riscos! Entenda o motivo.

Não existem desvantagens na terceirização de serviços para condomínios, mas sim riscos.

 

O síndico contrata uma empresa de terceirização de portaria ou limpeza e esta acaba não correspondendo às expectativas, ou pior, acaba trazendo prejuízos ao condomínio.

 

Você já ouviu essa história?

Esse é um risco real na prestação de qualquer tipo de serviços.

 

Logo, os contras da terceirização em condomínios são consequência de escolhas equivocadas com relação ao parceiro certo.

 

Acredito que informação é poder! Se o síndico obtiver o conhecimento necessário para avaliar um fornecedor eficiente, a terceirização no condomínio pode se transformar em uma grande vantagem, agregando muito valor a sua gestão.

 

A seguir, vou te contar alguns fatos que podem ser vistos como desvantagens na terceirização em condomínios, o motivo pelo qual acontecem e é claro, como contorná-los

 

 

“Me falaram que funcionários terceirizados do condomínio são despreparados e motivados”

 

Um dos grandes prós da terceirização de serviços é a especialização.

 

Quando contrata profissionais terceirizados, você espera que eles sejam capacitados o suficiente executarem as tarefas que lhes são dadas com excelência.

Às vezes não é isso o que acontece.

 

Mas por que? Por que algumas pessoas dizem que é mais vantajoso contratar um funcionário próprio pois ele tem mais “amor ao condomínio”?

 

Um profissional presta um serviço ruim por dois motivos: Ou ele é despreparado ou está desmotivado.

 

Ele pode estar desmotivado por não receber um bom salário, por não ter bons benefícios, por não se sentir valorizado ou até mesmo por estar com pagamentos atrasados.

 

Tudo isso influencia na qualidade do serviço.

 

Ocorre que em alguns casos, para oferecer preços mais baixos aos seus clientes, algumas empresas sacrificam a remuneração do seu quadro de colaboradores.

 

E pode ficar pior, caso o salário oferecido seja abaixo do piso da categoria, o condomínio pode ter que pagar toda a diferença para o funcionário que prestou o serviço no local.

 

Explicamos um pouco mais sobre a responsabilidade subsidiária na contratação de funcionários terceirizados para condomínio nesse post que você pode acessar clicando AQUI.

 

Procure saber se os funcionários da empresa terceirizada que você quer contratar recebem uma remuneração justa, se a empresa investe de forma contínua em capacitação.

 

Na Americas Multiservices temos a Clarisse, que é um dos destaques da equipe de portaria.

 

 

Os moradores do condomínio onde ela atua postaram em um grupo no facebook de condôminos alguns elogios, ressaltando principalmente sua alegria, gentileza e eficiência.

 

Você pode receber um serviço de qualidade no seu condomínio contratando uma empresa de terceirização que valoriza seus colaboradores.

 

“Toda semana é um funcionário novo no meu condomínio, não aguento mais”

 

 

De fato, a rotatividade de colaboradores é uma característica do serviço de terceirização.

 

O que causa uma certa insegurança nos condôminos por não terem no porteiro por exemplo, uma figura conhecida.

 

Mas por que isso acontece?  

 

A rotatividade alta geralmente se dá pelo fato da empresa de terceirização não conseguir reter os colaboradores por muito tempo. Eles acabam pulando de empresa em empresa por não encontrarem um bom lugar para trabalhar.

 

As vezes acontece do colaborador ser remanejado para outro condomínio, pois a gestão da empresa entende que ele poderá ser mais eficiente em outro lugar.

 

E em alguns casos, a gestão do condomínio solicita a troca por não estar plenamente satisfeita com os serviços prestados por algum motivo específico.

 

Mas só a possibilidade de optar pela troca de um funcionário já é um grande benefício para o síndico.

 

Caso ele não esteja satisfeito, ele pode solicitar um novo funcionário sem ter que demiti-lo, sem lidar com toda a burocracia que isso envolve e sem ter que iniciar um processo seletivo as pressas para encontrar um novo profissional que seja realmente bom para a função.

 

Às vezes um profissional apenas não se acostuma ao contexto em que é alocado e ele não precisará ser demitido, principalmente no contexto de desemprego atual em que estamos inseridos, apenas substituído.

 

Em caso de desmotivação, é importante verificar se o profissional é valorizado pela empresa de terceirização.

 

Alguns profissionais da Americas Multiservices estão conosco há muito tempo, como é o caso da Vanda, supervisora de limpeza que está na empresa há 7 anos e o Edivaldo, porteiro há 4 anos.

 

Edivaldo, porteiro na Americas Multiservices há 4 anos

 

 

“Quero chamar a atenção de um porteiro com relação a uma tarefa que não está sendo bem executada, mas não posso.”

 

De fato, o síndico não pode dar instruções a um profissional terceirizado, pois isso estaria configurando subordinação entre colaborador e condomínio e comprovar algum tipo de vínculo empregatício.

 

Por isso, as empresas de terceirização dispõe de supervisores para gerenciar os funcionários que aloca em um condomínio.

 

Por exemplo, na Americas temos o Douglas, responsável por supervisionar algumas equipes no dia a dia e é este o profissional a quem o síndico deve recorrer para fazer uma reclamação ou instrução sobre o condomínio em que uma de suas equipes atua.

 

Douglas Santos, supervisor na Americas Multiservices


 

 

Caso a empresa contratada seja eficiente, o síndico não precisa se preocupar em gerenciar esses funcionários e ganha mais tempo para se dedicar a outras tarefas.

 

 

Você consideraria isso uma desvantagem da terceirização em condomínios?

 

Este cenário super vantajoso para síndicos que conciliam a função com outras, por exemplo.

 

Por isso, evite empresas que não disponibilizam supervisores que avaliam o desempenho da equipe de forma contínua.

 

“Disseram que terceirização é mais caro, né? Fiz as contas e realmente terei mais custos.”

 

 

Sim, além do salário dos colaboradores que precisam estar de acordo com o piso da categoria e os benefícios pagos de forma correta, ainda existe o custo da prestação de serviços.

 

A curto prazo, o custo é maior.

 

Mas você está buscando diminuir custos ou aumentar a eficiência?

 

Na terceirização de serviços em condomínios o síndico não contrata apenas pessoas para trabalhar em seu condomínio e recursos que trazem benefícios para a sua gestão:

 

  • Não ter que lidar com toda a burocracia que envolve a contratação de um colaborador fixo.
  • Não se preocupar em possuir a visão necessária para contratar o profissional mais capacitado e que preste o melhor serviço em seu condomínio.
  • Não precisar lidar com a gestão de uma equipe no dia a dia, o que envolve além da supervisão, a habilidade de liderança necessária para extrair o melhor de cada funcionário.
  • Em caso de faltas, férias ou ausência, ele não fica com seu quadro de funcionários incompleto, já que a maioria das empresas terceirizadas fazem a reposição rapidamente.

 

Como já ressaltamos ali em cima, desconfie de empresas terceirizadas que oferecem acordos financeiros vantajosos demais.

 

Esse é o fator com maiores chances de aumentar a taxa de risco que os síndicos têm ao contratar uma empresa terceirizada.

 

Como todas as outras, a operação de terceirização têm seus custos e o barato pode sair caro demais.

 

Comments

comments