fbpx

Posso confiar em uma empresa de terceirização para o meu condomínio?

Existem cuidados na hora de contratar um serviço terceirizado que você deve ter

Você certamente não quer estar na pele de um síndico que passa pelas seguintes situações ao não considerar os riscos de terceirizar os funcionários do condomínio.

    • Um belo dia você descobre que o condomínio é alvo de ação judicial movida pelo antigo ASG. Isso mesmo, o condomínio pode ser obrigado a pagar débitos como salários atrasados e benefícios trabalhistas negligenciados não quitados com os funcionários da terceirizada caso esta comprove que não tem condições de fazer o pagamento. Isso se chama responsabilidade subsidiária e falamos um pouco dela em artigos anteriores.
  • Ter que ver funcionários totalmente despreparados e desmotivados prestando um péssimo serviço no seu condomínio.

“Então, eu posso confiar em uma empresa de terceirização para o meu condomínio ou não?”

Provavelmente, depois das questões levantadas, você se perguntou isso. E a nossa resposta é: após uma pesquisa minuciosa sobre a empresa de terceirização, CLARO QUE SIM.

Para o síndico, o que separa o sucesso do fracasso na experiência da terceirização é sua capacidade de discernir as boas empresas das ruins.



Quando tudo funciona de forma justa, dentro da lei e sem surpresas, uma prestadora de serviços só tem a agregar no ambiente do condomínio.

Tenha certeza que você tem tanta confiança na prestadora de serviços, quanto seus condôminos têm em você.

É hora de tirar o seu velho chapéu de sherlock holmes do armário e investigar as empresas de terceirização para descobrir qual é opção que trará menor risco para o seu condomínio.

Nesse artigo, vamos te contar o que você deve analisar na hora de contratar  um parceiro e evitar os riscos da terceirização em condomínios  em três passos. Pesquise, pergunte, questione

Primeiro passo: Pesquise sobre a empresa de terceirização.

a) “O que dizem sobre essa terceirizadora?”

Felizmente vivemos uma era onde a troca de informações é constante, então saber feedbacks positivos ou negativos de outros clientes do serviço que você busca não deve ser tão difícil.

É importante ir além dos elogios e reclamações encontrados nas redes sociais. Verifique se existem muitas ações trabalhistas movidas contra a empresa de forma sequencial, dificilmente uma empresa já consolidada e com um bom número de clientes estará isenta de ser notificada por algum motivo, mas é importante verificar se estas são situações pontuais ou rotina no dia a dia da empresa.

Caso a empresa venha através de uma indicação de alguém confiável, melhor ainda!

O importante é que seu primeiro contato com a terceirizadora seja positivo e com boas referências.

b) “Por que essa terceirizadora tem um preço que difere das demais?”

Antes de ir além nas negociações, verifique se os preços praticados estão muito abaixo do mercado.

Quando isso acontece, podemos aplicar o ditado que diz que “o barato sai caro”. Ou nesse caso, pode sair caro.

Não fique animado ou afobado para fechar o negócio caso encontre uma terceirizadora com o custo muito abaixo da média. Isso pode ser sinal de displicência da mesma em relação aos seus funcionários e serviços.

Segundo Passo: Faça as perguntas certas!

a) Quem não deve não teme


O compromisso da empresa de terceirização com sua transparência deve ser prioridade.

É necessário ter ciência de que a sua prestadora de serviços esteja regulamentada. Verifique se as finanças e procedimentos internos estão claros o suficiente.

Para isso, peça para conferir documentos importantes como: Certidões Negativas de Débitos Municipais, Estaduais e Federais, com foco nas expedidas pelo INSS; Contrato Social; Certidões dos Distribuidores e Processos Cíveis, Criminais e Trabalhistas; Certidão do Distribuidor de Processos Federais; Cartas de Referência de clientes e entidades bancárias;

É importante verificar a planilhas de custo para certificar que tudo está sendo devidamente pago, para ter que o salário oferecido aos funcionários esteja de acordo com o piso de sua categoria e que todas as responsabilidades trabalhistas estejam sendo cumpridas.

b) Me diga quem trabalha aí e te direi quem és.



A maior vantagem de contratar uma empresa de terceirização de mão de obra para o condomínio está em ter acesso a expertise e qualidade dos seus colaboradores, eles são a alma do negócio.

Procure saber como é feita a seleção dos funcionários. Quais são os critérios utilizados para admissão? Os funcionários possuem antecedentes? A empresa investe em capacitação?

Mais importante, qual é o nível de satisfação dos funcionários com relação a empresa? Qual é o tempo em média que um funcionário permanece contratado? Os índices de rotatividade são altos?

Existe uma forte corrente de opinião pública que defende que a terceirização precariza tanto a qualidade do serviço quanto a satisfação do funcionário.

Isso acontece porque muitas vezes o mercado enxerga os funcionários como números ao invés de seres humanos, isso independe da categoria de serviços que uma empresa oferece, esteja atuando com terceirização ou não.

Essa questão está relacionada aos valores que a empresa defende e sua característica de gestão, procure saber o que a empresa de terceirização está fazendo pelo seu colaborador, como são tratados e quais são suas condições de trabalho.



Terceiro passo: Questione, não fique com dúvidas!

a) O contrato de prestação de serviços. (colocar as características de um bom contrato, o que deve ser exigido da empresa de terceirização e por que.)

O contrato de prestação de serviços é algo que tem que ser examinado de forma detalhada para que o condomínio não entre em alguma saia justa e o resultado positivo da contratação seja comprometido.

É importante você ficar atento há alguns pontos!

  •  Tenha um contrato claro e detalhado, onde estejam especificados todos os serviços que serão feitos, a quantidade de funcionários envolvidos no processo e os materiais necessários
  • Questões relacionadas ao trabalho e ao bem estar do funcionário também devem estar contrato, tais como: valor da hora trabalhada e das horas extras, férias e outras demandas trabalhistas, planos de saúde e seguros em geral, benefícios como cestas básicas e bônus de qualquer tipo.
  • Exija também um contrato que especifique como será feita a substituição de algum funcionário caso ele se afaste das funções por qualquer motivo. Uma das principais vantagens da terceirização é a possibilidade de sempre ter o funcionário a posto, não deixe ela passar!
  • Questões orçamentárias devem estar muito bem descritas. O contrato deve ter o valor total de todos os serviços bem especificado, tal como um possível reajuste e suas condições. Qualquer gasto extra ocasional deve ser explicado também.
  • Se possível, também deixe claro o que acontecerá caso algum funcionário entre com alguma ação trabalhista. Certifique-se de que a empresa terceirizada possa oferecer assistência jurídica em situações deste tipo

b) Como o síndico vai monitorar o desempenho da empresa e acompanhar os resultados

O trabalho do síndico é agir como um líder que organiza e escolhe o que é melhor para o condomínio. Ele deve monitorar constantemente a operação da empresa terceirizada para se certificar de que o serviço pelo qual está pagando será bem executado.

Algumas dicas para o síndico que quer monitorar a terceirizadora de forma eficaz são:

  • Solicitando comprovantes de pagamentos mensais e demais direitos trabalhistas dos funcionários para a terceirizadora. Dessa forma, ele poderá ter certeza que os funcionários estão sendo remunerados devidamente e então pode ficar mais tranquilo que as obrigações serão cumpridas da forma correta. Aqui na Americas Multiservices, nossos clientes só efetuam o pagamento após enviarmos todos comprovantes, por exemplo.
  • Mesmo pagos corretamente, alguns funcionários podem mostrar atitudes incoerentes para o trabalho. Sendo assim, é importante que o síndico ouça a opinião de moradores periodicamente a respeito de como estão sendo exercidas as funções em geral. Afinal, é para eles que tudo isso é feito.

Esses foram 3 passos que o síndico-Sherlock-Homes deve se atentar antes de fechar qualquer negócio com qualquer terceirizadora.

Se tiver alguma dúvida com relação a isso ou quiser acrescentar seu positivo, que tal escrever pra gente nos comentários?

Comments

comments